Pesquisar neste blog

sábado, 10 de outubro de 2009

Teste da Psicogênese

     Atualmente estou trabalhando com a última turma de 1ª série da escola e minha grande preocupação é a realização correta do teste da psicogênese.
     O correto é que a aplicação seja individual, mas também pode ser em grupo, neste caso é preciso ter alguns cuidados como por exemplo ter certeza que as crianças entenderam a pronúncia das palavras.
     Li muitas coisas sobre o teste e cheguei a conclusão que sua aplicação deve seguir alguns passos:
1º solicitar à criança que escreva espontâneamente (como ela acha que é correto) as palavras ditas.
2º as palavras devem obedecer uma ordem, (a primeira deve ser dissilaba, a seguinte trissílaba, depois polissílaba e a última monossílaba).
3º por último deve-se solicitar que a criança crie uma frase que contenha a palavra dissílaba e também escreva a frase completa.
     É interessante ditar à criança alguns números de forma aleatória, assim também é possível analisar o conhecimento numérico da criança.

Abaixo segue a Escadinha da Leitura para análise do teste realizado, desconheço a autoria.

No blog abaixo a Professora Januária coloca que o teste pode ser realizado com recortes de figuras

Sugestão de livros sobre o assunto
 

Nos sites abaixo também é possível ler algo sobre o assunto.


4 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Maravilha o seu cantinho.
Clicando daqui, clicando dali, cheguei até você.
Gostei do seu cantinho. Eu não estou podendo ler tudo de uma vez porque a tela do computador atrapalha um pouco a minha visão, mas certamente voltarei mais vezes. O meu oftamologista pediu que desse um tempo de computador... e eu sou fraca ?
O meu território já está demarcado.
Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Saudações Florestais !

Supervisora Salete disse...

Olá Ana, pesquisando sobre " teste da psicogênese", encontrei vc. Vou indicar para minhas colegas professoras que têm dúvidas a respeito do teste que aplico na escola.

Vá em frente
Dê uma olhadinha num trabalho que bloguei: (pingunasaladeaula.blogspot.com)
Sou apaixonada pelo Pingu e fizemos muitos trabalhos com nossos alunos.

Supervisora Salete disse...

Olá Ana,

Pesquisando sobre o teste, encontrei vc. Parabéns, gostei, vou indicá-lo para minhas colegas professoras.

Dê uma olhadinha no sosso trabalho. Sou apaixonada pelo Pingu.
"pingunasaladeaula.blogspot.com"

Beijos.

Unknown disse...

Muito bom, parabéns, me ajudou muuuuuuuito!