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quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Caligrafia com criatividade

O texto abaixo está disponível no site da Revista Nova Escola, achei interessante, pois a professora do meu filho (2ª série) utilizou este texto como abertura do caderno de caligrafia a fim de informar aos pais a metodologia utilizada.
Caligrafia com criatividade

''Qual a importância dos exercícios de caligrafia? Eles são coisa do passado?''
Em 1998, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo enviou uma solicitação ao Conselho Regional de Medicina para que os médicos escrevessem as receitas de forma legível. Tudo porque era grande o número de casos em que a prescrição havia sido mal interpretada pelos farmacêuticos, que acabavam vendendo medicamentos errados. Ou seja, não basta escrever corretamente. É preciso que o texto possa ser lido. E como se consegue isso? Tendo oportunidades de desenvolver plenamente as capacidades psicomotoras na infância.
É importante que os alunos possam correr, pular, subir em árvores, brincar, jogar, pensar, relacionar-se... e aprender a adequar movimento, intensidade e equilíbrio no contato com os objetos, como o lápis. Para dominar o desenho padrão do código da língua, no entanto, é necessário exercitar-se. Mas não como no passado. "Cabe ao professor proporcionar essa oportunidade de maneira agradável", afirma Ana Cláudia Rocha, alfabetizadora e consultora pedagógica.

Tarefas que não cansam
Na Escola da Vila, em São Paulo, o caderno de caligrafia é pedido na lista de materiais da 1ª série, mas só é utilizado quando a maioria das crianças já sabe o significado das letras e sílabas em forma de bastão. O ideal é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante. "Aprender a redigir o nome dos colegas de classe e a letra das músicas preferidas são atividades apreciadas por toda criança", afirma a orientadora pedagógica Ângela De Crescenzo.
Os exercícios nunca devem ser forçados nem cansativos. Sugira que a criançada use o caderno para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Convide à tarefa mostrando que a escrita é um instrumento de expressão do pensamento que precisa ser experimentado ao máximo.

Caderno pautado
É útil para a criança:
aprimorar o controle do lápis;
observar melhor o traçado das letras;
diferenciar maiúsculas de minúsculas;
melhorar a escrita ilegível.

Não deve ser usado para:
cópias exaustivas, principalmente como forma de castigo;
as tarefas de casa;
adequar a letra ao padrão "perfeito" e "bonito".

Quer saber mais?
Escola da Vila, R. Barroso Neto, 91, 05595-010, São Paulo, SP, tel. (0_ _11) 3726-3578

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Sou coordenadora de uma escola e o caderno de pauta dupla tem sido uma grande discussão. Gostei muito do texto que você apresentou, mas não consigo encontrá-lo no referido site... Você teria qual edição o texto foi publicado? Gostaria de utilizá-lo como referência bibliográfica. Se tiver, por favor envie para:m.eler@hotmail.com
Desde já, muito obrigada!

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de usar o texto da refista como referência bibliográfica, mas não o encontro no site citado... Você saberia em qual edição foi publicado? Se possível, envie para m.eler@hotmail.com
Muito obrigada!

Ana Mentz disse...

Olá colega,
A informação contida no caderno do meu filho tem como referência a revista NOVA ESCOLA, v. 18, n. 167, p. 16-16, 2003.
No meu blog fiz o registro com base no site, que por algum motivo não está mais no ar.
Espero que tenha te ajudado.