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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

TEATRO: como criar cenários e histórias

Vejo o teatro como peça importante para o desenvolvimento infantil, por este motivo busco informações sobre o assunto, fazendo isto encontrei no site da Nova Escola este material maravilhoso, segue abaixo:
Consultoria: Maria Paula Zurawski[1]

Introdução
O teatro está presente nas escolas, mas na maior parte das vezes apenas em apresentações de fim de ano ou em comemorações importantes. Porém, como outras artes – por exemplo, as visuais e a música –, ele poderia ser mais explorado e fazer parte do dia-a-dia das crianças.
A linguagem teatral pertencem signos específicos, como o texto falado, a caracterização de atores, o movimento, a iluminação, a sonoplastia... Explore e construa tudo isso com seus alunos. Envolva-os desde o início do trabalho, para que possam se responsabilizar pela criação das pequenas peças que vão encenar. Assim, as crianças vêem suas idéias valorizadas e desenvolvem o gosto por mostrar e compartilhar com os outros suas criações.
O teatro é muito mais do que simplesmente decorar um texto. É uma arte feita em grupo, adequada para projetos que envolvem muitas crianças.

Conteúdos Representação
Transformação e criação de espaços
Criação e caracterização de personagens
Construção de cenários

Ano Educação infantil - 2º Estágio (crianças de 5 a 6 anos)

Tempo estimado
Um semestre

Obs: O teatro pode ser trabalhado por meio de atividades permanentes na rotina das crianças. Cabe ao professor decidir a periodicidade: duas vezes por semana, uma vez por semana ou quinzenalmente.

Objetivos didáticos
- Aproximar as crianças da situação dramática, do jogo teatral, por meio da transformação de espaços e da construção de cenários;
- Apresentar para as crianças o fato de que, no teatro, o objeto usado pelos atores em cena pode receber novas funções: uma mesa se transforma numa caverna, um grande pedaço de pano num oceano etc;
- Possibilitar que as crianças criem personagens e histórias – pequenas “peças de teatro”
- a partir dos cenários construídos.

Material necessário
Materiais diversos, como tecidos, caixas grandes, blocos de madeira, lençóis etc. Os próprios móveis das salas de todos os dias: mesas, bancos, cadeiras etc. Iluminação: lanternas, lâmpadas ou abajures para criar diferentes possibilidades de iluminação no ambiente, ou sombras.

Organização da classe
A atividade proposta envolve todo o grupo.
Na Educação Infantil é importante trabalhar com a possibilidade de os ambientes serem reversíveis. Assim, as atividades de teatro não precisam de um local específico para acontecer, como um palco. A sala de aula pode ser usada para as atividades de teatro, basta reorganizar as carteiras ou mesmo aproveita-las para criar cenários.
Desenvolvimento das atividades
Na primeira aula, convide seus alunos a explorar a imaginação. Ofereça à classe diferentes materiais, como caixas, tecidos, blocos de madeira, lençóis etc. e peça para que as crianças lhes dêem novas funções. Até mesmo os móveis da sala de todos os dias: mesas, bancos, cadeiras servem como objetos que podem ter sua utilidade modificada pela imaginação.
Com os materiais em mãos, pergunte às crianças como vocês podem construir uma casa? Um rio? Um barco? Uma floresta? Um túnel? Use as sugestões oferecidas e mãos à obra, ajude seus alunos a realizar as idéias propostas.
Depois da atividade, na roda de conversa, peça que as crianças desenhem as novas funções que eles deram aos objetos e aos lugares: onde fomos? O que fizemos? O que criamos com a nossa imaginação?
Na próxima aula, faça o processo inverso das anteriores: conte uma história ou coloque música para tocar. A partir das idéias ouvidas, peça que as crianças recriem, com os objetos e acessórios disponíveis, os ambientes descritos ou imaginados por meio da narrativa.
Repita essas atividades algumas vezes, e ao final de cada uma, junte as diversas experiências de cada aluno, converse com todos sobre elas e levante as mais significativas e interessantes para o grupo. Busque gestos, idéias e movimentações que possam surgir dessas criações: seres fantásticos, animais, personagens de histórias etc.
Use as rodas de conversa, ao fim de cada aula, para construir com as crianças um roteiro simples, uma história que possa ser representada mais de uma vez. Quando o roteiro estiver pronto, decida com a classe o título do espetáculo, e se vão usar sonoplastia, música ou iluminação na montagem. Combine com a turma quem fará o quê, e defina a responsabilidade de cada um para que o trabalho em grupo dê certo.
Comecem os ensaios!

Produto final
Ao fim do processo, os alunos podem apresentar sua criação, uma peça de teatro, para outras crianças da escola ou até mesmo para os pais, se eles desejarem.
Avaliação
O melhor instrumento de avaliação é observar o envolvimento dos alunos com as atividades, se eles estavam interessados no desafio de transformar os espaços e os objetos com idéias próprias. É importante que, progressivamente, as crianças encontrem novos meios e soluções para fazer isso, mas o professor, ao fim de cada atividade, deve tornar claras para as crianças as suas observações: o que percebeu, como uma ou outra criança resolveu um desafio proposto etc. Assim, a observação se torna também um recurso de investigação e de planejamento.

[1] Atriz, professora de Teatro e Música na Escola Viva, em São Paulo, também trabalha com formação de educadores, além de ter colaborado na elaboração do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (área de Movimento), lançado pelo MEC em 1998.

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